Oque é Umbanda
É a religião que esta à frente dos tempos!
Trabalhos espirituais financeiramente cobrados - Não é umbanda!
Matança de animais, sacrifício e uso de sangue - Não é umbanda! Assédio sexual e comportamento promíscuo - Não é umbanda! Falta de moral e desrespeito aos que procuram ajuda espiritual - Não é umbanda! Trabalhos de amarração e outros similares -Não é umbanda! Promessas de milagres e soluções materiais mirabolantes - Não é umbanda! Atalhos para evolução e iluminação sem trabalho espiritual -Não é umbanda
Umbanda é a manifestação de espíritos para a caridade
Umbanda é aprender com os mais evoluídos e ensinar aos menos evoluídos
Umbanda é acima de tudo trabalho espiritual Umbanda é Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração Umbanda é o UM, com todos nós, a sua BANDA, suas partes
Umbanda é sinônimo de curador, sacerdote e médium
Umbanda é o templo onde habita Olorum seus Orixás, junto de nós e nossos guias.
É o sentimento de devoção e de dar auxílio, ajudar, compadecer do
sentimento alheio. Bondade para com o próximo, que causa para o médium
um bem-estar no ato. É a força doada pelo Criador do Céu e da Terra,
exemplificada na criação do Universo astral, como segunda via de
evolução para voltar ás origens.
É o sentimento de simplicidade nas expressões a si mesmo; submissão á
força superior; conhecimento de sua razão e respeito á do outro.
Pedir com devoção conhecendo o seu valor e o da fonte superior.
Conhecer o seu lugar, o seu eu, a sua missão, para seguir o seu
caminho com resignação.
É o sentimento da crença, do credito, do valor recebido, a
confiança, a graça alcançada vinda de "cima", das forças superiores. É
também, complemento da força da humildade.
Esta é a força adquirida pela sabedoria. O equilíbrio de forças
adquirido através da pesquisa, do interesse, na busca dos conhecimentos
das Leis Sagradas. Conhecendo estas Leis, terá forças para saber como
agir e porque agir. É saber pagar o que deve, para receber o que merece.
Forca adquirida pelo conhecimento da origem das coisas. Só se sente
seguro em determinado lugar quem conhece profundamente este lugar.
Quando estamos numa ponte, só nos sentimos seguros quando vemos as suas
estrutura, suas bases, o material de que é feita, quem a fez e com
que finalidade. Conhecendo a origem da ponte, então nos sentimos
seguros. E nós, o que somos?, Como nos sentimos seguros de nós mesmos
sem conhecer a nossa origem!
É o conhecimento dos rituais e da magia. A força do médium depende
de seus conhecimentos da mística espiritual. Estes conhecimentos são
adquiridos á medida que são merecidos e dados ou autorizados pelo Pai
de Coroa (guia de frente), seja ele de uma banda ou de outra. Se o
médium conhece as Leis Sagradas, ele sabe a que caminho leva uma banda
ou outra, se está na banda de Luz (quem conhece a Luz, também conhece
as trevas e por isso prefere a Luz), seu caminho será conduzido pela
Luz. Se a força do médium é adquirida pelas trevas (quem vive nas
trevas é porque não conhece a Luz), seu caminho será conduzido pelas
trevas. O símbolo da forca de um médium é o próprio ponto de força de
seu Pai de Coroa

Essa linha representa o princípio, o incriado, o reflexo de Deus, o
verbo solar. É a luz refletida que coordena as demais vibrações. As
entidades dessa linha falam calmo, compassado e se expressam sempre com
elevação. Seus pontos cantados são verdadeiras invocações de grande
misticismo, dificilmente escutados hoje em dia, pois é raro assumirem
uma "Chefia de Cabeça".
Essa
linha é também conhecida como Povo d'Água. Iemanjá significa a
energia geradora, a divina mãe do universo, o eterno feminino, a divina
mãe na Umbanda. As entidades dessa linha gostam de trabalhar com
água salgada ou do mar, fixando vibrações, de maneira serena. Seus
pontos cantados têm um ritmo muito bonito, falando sempre no mar e em
Orixás da dita linha.
Xangô
é o Orixá que coordena toda lei Kármica, é o dirigente das almas, o
Senhor da balança universal, que afere nosso estado espiritual.
Resumindo, Xangô é o Orixá da Justiça. Seus pontos cantados são sérias
invocações de imagens fortes e nos levam sempre aos seus sítios
vibracionais como as montanhas, pedreiras e cachoeiras.
A
vibração de Ogum é o fogo da salvação ou da glória, o mediador de
choques conseqüentes do karma. É a linha das demandas da fé, das
aflições, das lutas e batalhas da vida. É a divindade que, no sentido
místico, protege os guerreiros. Os Caboclos de Ogum gostam de andar de
um lado para outro e falam de maneira forte, vibrante e em suas
atitudes demonstram vivacidade. Suas preces cantadas traduzem
invocações para a luta da fé, demandas, batalhas, etc.
A
vibração de Oxossi significa ação envolvente ou circular dos viventes
da Terra, ou seja, o caçador de almas, que atende na doutrina e na
catequese. Suas entidades falam de maneira serena e seus passes são
calmos, assim como seus conselhos e trabalhos. Seus pontos cantados
traduzem beleza nas imagens e na música e geralmente são invocações às
forças da espiritualidade e da natureza, principalmente as matas.
Essas
entidades, altamente evoluídas, externam pelos seus cavalos,
maneiras e vozes infantis de modo sereno, às vezes um pouco vivas.
Quando no plano de protetores, gostam de sentar no chão e comer coisas
doces, mas sem desmandos. Seus pontos cantados são melodias alegres e
algumas vezes tristes, falando muito em Papai e Mamãe de céu e em
mantos sagrados.
Também chamada de Linha das Almas, essa linha é composta dos
primeiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as
suas manifestações. São os Orixás Velhos, verdadeiros magos que
velando suas formas cármicas, revestem-se das roupagens de
Pretos-Velhos ensinando e praticando as verdadeiras "mirongas". Eles
são a doutrina, a filosofia, o mestrado da magia, em fundamentos e
ensinamentos. Geralmente gostam de trabalhar e consultar sentados,
fumando cachimbo, sempre numa ação de fixação e eliminação através de
sua fumaça.
Seus fluídos são fortes, porque fazem questão de "pegar bem" o aparelho e o cansam muito, principalmente pela parte dos membros inferiores, conservando-o sempre curvo. Falam compassado e pensam bem no que dizem. Raríssimos os que assumem a Chefia de Cabeça, mas são os auxiliares dos outros "Guias"- o seu braço direito. Os pontos cantados nos revelam uma melodia tristonha e um rítmo mais compassado, dolente, melancólico, traduzindo verdadeiras preces de humildade.
Quase sempre, a resposta é uma aparência de dúvida ou insegurança, quando não, é uma frase feita, sem muita convicção: "Umbanda é Paz e Amor" (então, todo hippie é umbandista?) ou "Umbanda é Caridade" (por quê? Não há caridade nas outras formas de religião?) ou ainda "Umbanda é humildade, Umbanda é saber transmitir calor humano..." e toda uma série de frases que, embora definam, às vezes, algumas qualidades umbandistas estão muito longe de darem ao leigo uma explicação lógica do que seja realmente a Umbanda.
Por isso, vamos primeiramente explicar a origem, a etimologia do vocábulo Umbanda.
A palavra Umbanda, segundo o grande pesquisador Cavalcanti Bandeira, autor da obra "O que é a Umbanda", é originária da língua Kimbundo, é encontrada em muitos dialetos Bantus, falados em Angola, Congo e Guiné.
A língua geral do angolano é conhecida também como angolês e bundo, e não constitui segredo, pois em virtude dos interesses comerciais e do período em que Portugal manteve suas colônias na África. Foi devidamente estudada, existindo já várias gramáticas de autores insuspeitos em que são citadas as palavras Umbanda e Quimbanda, nome comum na África: às vezes, é citada como nação poderosa, outras, como o espírito dessa mesma nação.
Finalizando, na gramática de Kimbundo, encontramos:
UMBANDA - Arte de Curar (de Kimbanda = curandeiro)
Resumidamente: Umbanda, arte de curar, ofício de ocultismo, ciência médica, magia de curar.
Se etimologicamente a Umbanda é a arte de curar, religiosamente o que ela significa?
Embora ainda não codificada, a Umbanda tem um rito e um ritmo que lhe são peculiares, e que sofrem pequenas alterações de um terreiro para outro. Por outro lado, em sua origem, participam valores de três culturas principais, a saber: Cultura Branca (européia), através do catolicismo romano e do kardecismo;
Cultura Negra (africana), através do elemento escravo; Cultura Vermelha ou Ameríndia, através daqueles que já estavam aqui antes da chegada do elemento branco, e a quem impropriamente chamaram de índios, que o branco tentou escravizar.
Concluindo: Por definição, a Umbanda é uma religião espírita, ritmada, ritualizada, de origem euro-afro-brasileira.
Fonte de consulta: FUGABC
É a religião que esta à frente dos tempos!

Matança de animais, sacrifício e uso de sangue - Não é umbanda! Assédio sexual e comportamento promíscuo - Não é umbanda! Falta de moral e desrespeito aos que procuram ajuda espiritual - Não é umbanda! Trabalhos de amarração e outros similares -Não é umbanda! Promessas de milagres e soluções materiais mirabolantes - Não é umbanda! Atalhos para evolução e iluminação sem trabalho espiritual -Não é umbanda
Umbanda é a manifestação de espíritos para a caridade
Umbanda é aprender com os mais evoluídos e ensinar aos menos evoluídos
Umbanda é acima de tudo trabalho espiritual Umbanda é Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração Umbanda é o UM, com todos nós, a sua BANDA, suas partes
Umbanda é sinônimo de curador, sacerdote e médium
Umbanda é o templo onde habita Olorum seus Orixás, junto de nós e nossos guias.
O amor
É O Supremo Incriador, o Poder Absoluto que gerou a natureza e todas as outras coisas É a força eterna, fonte do tudo e do nada. O amor é a base de tudo, envolve a estrutura de todos os fatos no desenvolvimento.
A piedade
É o sentimento de devoção e de dar auxílio, ajudar, compadecer do
sentimento alheio. Bondade para com o próximo, que causa para o médium
um bem-estar no ato. É a força doada pelo Criador do Céu e da Terra,
exemplificada na criação do Universo astral, como segunda via de
evolução para voltar ás origens.
Humildade
É o sentimento de simplicidade nas expressões a si mesmo; submissão á
força superior; conhecimento de sua razão e respeito á do outro.
Pedir com devoção conhecendo o seu valor e o da fonte superior.
Conhecer o seu lugar, o seu eu, a sua missão, para seguir o seu
caminho com resignação.
A Fé
É o sentimento da crença, do credito, do valor recebido, a
confiança, a graça alcançada vinda de "cima", das forças superiores. É
também, complemento da força da humildade.
Firmeza
Esta é a força adquirida pela sabedoria. O equilíbrio de forças
adquirido através da pesquisa, do interesse, na busca dos conhecimentos
das Leis Sagradas. Conhecendo estas Leis, terá forças para saber como
agir e porque agir. É saber pagar o que deve, para receber o que merece.
Segurança
Forca adquirida pelo conhecimento da origem das coisas. Só se sente
seguro em determinado lugar quem conhece profundamente este lugar.
Quando estamos numa ponte, só nos sentimos seguros quando vemos as suas
estrutura, suas bases, o material de que é feita, quem a fez e com
que finalidade. Conhecendo a origem da ponte, então nos sentimos
seguros. E nós, o que somos?, Como nos sentimos seguros de nós mesmos
sem conhecer a nossa origem!
A Força
É o conhecimento dos rituais e da magia. A força do médium depende
de seus conhecimentos da mística espiritual. Estes conhecimentos são
adquiridos á medida que são merecidos e dados ou autorizados pelo Pai
de Coroa (guia de frente), seja ele de uma banda ou de outra. Se o
médium conhece as Leis Sagradas, ele sabe a que caminho leva uma banda
ou outra, se está na banda de Luz (quem conhece a Luz, também conhece
as trevas e por isso prefere a Luz), seu caminho será conduzido pela
Luz. Se a força do médium é adquirida pelas trevas (quem vive nas
trevas é porque não conhece a Luz), seu caminho será conduzido pelas
trevas. O símbolo da forca de um médium é o próprio ponto de força de
seu Pai de CoroaSete Linhas de Umbanda
Para entender um pouco mais a Umbanda devemos conhecer as linhas ou vibrações. Uma linha ou vibração, eqüivale a um grande exército de espíritos que rendem obediência a um "Chefe". Este "Chefe" representa para nós um Orixá e cabe a ele uma grande missão no espaço.
1) Linha de Oxalá

2) Linha de Iemanjá

3) Linha de Xangô

4) Linha de Ogum

5) Linha de Oxossi

6) Linha de Iori

7) Linha de Iorimá

Seus fluídos são fortes, porque fazem questão de "pegar bem" o aparelho e o cansam muito, principalmente pela parte dos membros inferiores, conservando-o sempre curvo. Falam compassado e pensam bem no que dizem. Raríssimos os que assumem a Chefia de Cabeça, mas são os auxiliares dos outros "Guias"- o seu braço direito. Os pontos cantados nos revelam uma melodia tristonha e um rítmo mais compassado, dolente, melancólico, traduzindo verdadeiras preces de humildade.
Linhas Legiões e Falanges
Cada linha compõe-se de sete legiões, tendo cada legião o seu chefe. Cada legião divide-se em sete grandes falanges, que por sua vez também tem um chefe e cada falange divide-se em sete sub-falanges e assim por diante, obedecendo a um critério lógico.O que é Umbanda?
Toda vez que precisamos demonstrar o quase total desconhecimento dos próprios Umbandistas sobre a Umbanda, costumamos perguntar primeiro, se todos os participantes de alguma palestra ou reunião são médiuns, e em seguida, se todos trabalham na Seara Umbandista. Quando recebemos a esperada resposta afirmativa: "Sim, eu sou médium de Umbanda!", ou, "Sim, eu sou Umbandista!", perguntamos: "Diga-me então, o que é a Umbanda?"Quase sempre, a resposta é uma aparência de dúvida ou insegurança, quando não, é uma frase feita, sem muita convicção: "Umbanda é Paz e Amor" (então, todo hippie é umbandista?) ou "Umbanda é Caridade" (por quê? Não há caridade nas outras formas de religião?) ou ainda "Umbanda é humildade, Umbanda é saber transmitir calor humano..." e toda uma série de frases que, embora definam, às vezes, algumas qualidades umbandistas estão muito longe de darem ao leigo uma explicação lógica do que seja realmente a Umbanda.
Por isso, vamos primeiramente explicar a origem, a etimologia do vocábulo Umbanda.
A palavra Umbanda, segundo o grande pesquisador Cavalcanti Bandeira, autor da obra "O que é a Umbanda", é originária da língua Kimbundo, é encontrada em muitos dialetos Bantus, falados em Angola, Congo e Guiné.
A língua geral do angolano é conhecida também como angolês e bundo, e não constitui segredo, pois em virtude dos interesses comerciais e do período em que Portugal manteve suas colônias na África. Foi devidamente estudada, existindo já várias gramáticas de autores insuspeitos em que são citadas as palavras Umbanda e Quimbanda, nome comum na África: às vezes, é citada como nação poderosa, outras, como o espírito dessa mesma nação.
Finalizando, na gramática de Kimbundo, encontramos:
UMBANDA - Arte de Curar (de Kimbanda = curandeiro)
Resumidamente: Umbanda, arte de curar, ofício de ocultismo, ciência médica, magia de curar.
Se etimologicamente a Umbanda é a arte de curar, religiosamente o que ela significa?
Embora ainda não codificada, a Umbanda tem um rito e um ritmo que lhe são peculiares, e que sofrem pequenas alterações de um terreiro para outro. Por outro lado, em sua origem, participam valores de três culturas principais, a saber: Cultura Branca (européia), através do catolicismo romano e do kardecismo;
Cultura Negra (africana), através do elemento escravo; Cultura Vermelha ou Ameríndia, através daqueles que já estavam aqui antes da chegada do elemento branco, e a quem impropriamente chamaram de índios, que o branco tentou escravizar.
Concluindo: Por definição, a Umbanda é uma religião espírita, ritmada, ritualizada, de origem euro-afro-brasileira.
Fonte de consulta: FUGABC