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23 maio 2011

PEMBA:

INTRODUÇÃO
Com a pemba tudo se pode fazer em Umbanda, bem como, em todos os Rituais Africanistas e, no entanto, é o objeto sagrado mais profanado.
Tenho observado, que qualquer pessoa usa sem saber, e sem o preparo devido, para o que está fazendo.
Mas isso, não é o pior ! Há Entidades Espirituais que a empregam sem o conhecimento de causa, o que se pode verificar com facilidade.
Quando incorporam em um médium, solicitam a pemba e saem riscando por aí a fora . Estas Entidades são iguais aos Umbandistas inexperientes, que tudo quer resolver, sem nada saber .
BANHO DE ABÔ E PÓ DE PEMBA

ABÔ (banho): arruda, guiné, espada de São Jorge, espada de Iansã, alecrim, jurema, capim rosário (capiá ou lágrimas de Nossa Senhora), erva de São Jorge, erva de Santa Luzia, carobinha, pinhão roxo, vassourinha ou alecrim do campo, cravo da Índia, umbaúba, dandá da costa ou juncá, erva de Xangô, manjericão, alfazema, 7 sementes de pitchuri, 7 sementes de obi, 7 sementes de orobô.

PÓ DE PEMBA:
Pemba branca, mirra, incenso, benjoim, alfazema, aniz estrelado, pichuri, dandá.
(Todos os ingredientes são reduzidos a pó, são pilados, moídos ou ralados.)

COMO FAZER A CONSAGRAÇÃO DESSE PÓ DE PEMBA: preparar o pó, fazer círculo com 7 velas para o Pai Oxalá, colocar o pó dentro do círculo e pedir a consagração.
Quando as velas queimarem, guardar o pó num vidro tampado. (Obs.: Utiliza-se vidro para guardar o pó porque o vidro é um elemento quase neutro, é o que menos interfere sobre o material guardado nele ou oferendado nele.)

USO DO PÓ DE PEMBA: para trazer luz, abrir caminhos, fortalecer nosso campo espiritual, quebrar demandas. Entra, às vezes, no campo de atuação dos Gênios da Natureza. Atua em portais negativos abertos no éter.

PROCEDIMENTO: soprar o pó nos 4 cantos do ambiente (que pode ser inclusive o nosso Terreiro). Quando sopramos o pó, fazemos nosso pedido e ele leva o nosso pedido à Espiritualidade.

PÓ DE PEMBA PARA EXÚ:
Dandá , pichuri, noz moscada, megerecum, pemba preta, pimenta da costa, fava africana.
(Os ingredientes são reduzidos a pó, pilados, moídos ou ralados.)
Esta “receita” foi publicada no livro do Pai Ronaldo, “Iniciação à Umbanda, volume II.
Utilizar  ESTE PÓ DE EXÚ SOMENTE QUANDO NOSSOS GUIAS PEDIREM, POIS ELE É MUITO FORTE E MUITO ESPECÍFICO.
"Conceda a pemba às Entidades, com parcimônia, observando o que estão fazendo".
Na maioria das vezes, não estão fazendo nada mesmo e são como crianças que imitam os adultos. E, outras vezes, são iguais aquelas pessoas que sabem escrever em línguas estrangeiras que não conhecemos, e se divertem a escrever barbaridades, pois estão conscientes de que não entendemos o que estão fazendo . E, assim, temos vários Terreiros de Umbandas, com falsas Entidades . Por isso, quando entregar a pemba para as Entidades desconhecidas, ou para a que não tenha confiança, use outra pemba e vá desmanchando aquilo que a Entidade, de má fé, está atraindo para o ambiente de seu trabalho . O uso da pemba é abusivo e, na quase totalidade dos Terreiros de Umbanda.
Mais uma vez; venho agradecer, ao saudoso e amigo "Mestre Prof. José Coelho", aos conhecimentos obtidos; extensivo, ao Instituto de Pesquisas e Práticas Espiritualistas - Pelotas - RS. - Casa, que, realmente se faz um verdadeiro Sacerdote de Umbanda . Digo: Apenas foi um militante e, estudante da Doutrina da Umbanda, há que é praticada em Pelotas-RS.
Nota: Lembre-se, que só pode usar a "pemba", quem têm àse (axé) e, conhecimento para usa-lá. Vigie: A "pemba" é uma espada de dois gumes, - tanto pode cortar para " o Bem" como para o "Mal". O Senhor é livre, pois têm o livre arbítrio!!! A força que recebeu no àse (axé) é sua . Faça, conscientemente, o uso que melhor lhe aprouver!!!
"Não semeie ventos para não colher tempestade".
"Que a força de Tupã, esteja contigo, Irmão !!!"
Os donos da pemba
A pemba têm como Orixá Regente o Okê - Senhor dos montes -, e como Orixá Coadjuvante a Oxum - Senhora do rio e do lago.
A Entidade Egum protetora, denomina-se "Mepemba", a própria lenda nos dá esse conhecimento.
Nota:

a) Toda lenda encerra uma verdade esotérica;
b) Habitue-se a ler, não com olhos da carne, e sim, com os do espírito e, descobrirá verdades profundas, que são veladas ao profano;
c) Procure por si, desvendar os Olhos de Ísis.

PREPARO DA PEMBA PARA O TRABALHO
Quando se toma uma pemba nova, o primeiro cuidado é saber prepara-la. A pemba pode ser de uso individual ou coletivo, no seu preparo, leve em consideração a finalidade a ser empregada. Sendo para o uso individual o preparo de "imantação- fluídico-magnético" é feito sobre o "Ponto Individual" do o perante . Quando se trata de pemba para o uso coletivo, a "Imantação" é feita sobre o "símbolo da falange protetora da Sociedade (Terreira)". A sua preparação consiste:

1a) Saúda Okê; Oxum: Mepemba e dono da cor da pemba;
2a) Trace com outra pemba, já preparada, o símbolo individual ou da falange, conforme o caso, saudando-o;
3a) Desfluidifique-a com as mãos e procure retirar os fluidos estanhos, caso exista;
4a) a) Tome-a com as duas mãos, segurando com as pontas dos dedos polegar e indicador, as suas extremidades ;
b) Eleve-a e, com a força da mente, atrair do alto, fluídos puros para a pemba em preparo;
c) Traga-a até ao centro fluídico do símbolo traçado, sem deposita-la sobre o símbolo;
d) Respire fundo, enchendo os pulmões de ar (prana), curve-se e, com os olhos, emita fluídos magnéticos em direção a pemba, que simultaneamente, é girada nas pontas dos dedos, para ser imantada em toda a sua superfície e depois fluidifique as suas pontas e, só aí, suspenda a respiração corrigindo-a com duas aspirações profundas;
e) Sempre com a pemba segura entre os dedos das duas mãos, trace o ponto no ar, sem tocar, imantando a pemba no ponto traçado. Chame mentalmente pelo dono ou donos (falange) dos pontos;
f) Caso a pemba não seja para uso imediato, guarde-a em volta de algodão, em lugar fechado e longe dos olhos de estranhos;
g) Saúda o dono ou donos do ponto (falange) novamente, ao seu Pai de Cabeça e, a pemba está preparada para o fim que se deseja;
h) Quando se tratar de trabalho especial, a pemba é preparada sobre o símbolo adequado e, por vezes, com a cor conveniente. A sua preparação é idêntica às demais, levando-se em conta as saudações correspondentes.

Nota: A pemba preta é preparada sobre os símbolos de "Omulú e Exu". Prepare-a duas vezes. Não a use. Prepare e prefira a cor cinza, ou junto com a pemba branca, nos trabalhos mágicos de destruição (trabalhos de demanda).
COMO UTILIZAR A PEMBA
Quando se vai trabalhar com pemba é necessário saber usa-la e, por isso, necessário se torna ter os seguintes cuidados:

a) Desfluidificação da pemba - retire com carinho e respeito a pemba de sua proteção em algodão e a coloque entre as mãos. Saúda Mepemba, pedido licença : Ago ! Ago ! êi ! Mepemba! Depois a desfluidifique (por ação magnética), rolando-a entre as palmas das mãos. Role-as várias vezes. Com esta operação, procure retirar os fluídos estranhos que por ventura nele houver: "TIRE DA PEMBA PARA AS MÃOS".
b) Fluidificação das mãos: Saúda Okê e Oxum, pedindo proteção e licença para o trabalho que se vai realizar:
Ago! Ago ei ! Okê Ago! Ago ei! Oxum

Continue a rolar a pemba nas palmas das mãos, mas agora é de fluidificação das mãos, por fricção magnética da pemba contra as mãos, com proteção de Okê e Oxum:
"TIRE DA PEMBA PARA AS MÃOS, MAIS IRRADIAÇÕES DE OKÊ E OXUM".

c) Fluidificação da pemba: Saúda a sua irradiação principal ( Pai de Cabeça). Continue rolando a pemba entre as mãos e a fluidifique com seu próprio magnetismo, por fricção das mãos contra a pemba e a irradiação de seu Pai de Cabeça:
"TIRE DAS MÃOS PARA A PEMBA, MAIS IRRADIAÇÃO DE SEU DONO DE CABEÇA".
Saúde Oxalá se a pemba for branca, ou ao Orixá que corresponda a cor da pemba que está preparando. Daí em diante, a pemba está pronta para ser utilizada. Lembre-se que toda a vez que a abandone, durante o trabalho, deve protege-la com algodão e , quando vai utiliza-la novamente, deverá rola-la entre as mãos rapidamente. Não há mais necessidade de saudações. Isto será feito em outro trabalho, em outro dia.

d) Encerramento:
Terminado o trabalho, faça saudação à Okê, Oxum, Mepemba e ao Orixá que corresponda a pemba, em relação a cor e, agradeça suas proteções. Guarde a pemba, com cuidado, em volta de algodão, para resguarda-la de fluidos estranhos a sua natureza.
Nota: As saudações e licenças às Entidades Donas da pemba e ao Dono de Cabeça, preferencialmente, devem ser feitas "MENTALMENTE". Cuidado com os profanos!!! Cuidado com os imitadores!!!
CRUZAMENTO COM A PEMBA
Entende-se por cruzamento, fazer cruzes, no caso, com pemba. A cruz pode ser simples, a de 4 braços iguais, ou a de 8 braços ( cruz de Umbanda) , que é a preferível, não só pelo seu significado, mas ainda, por seu maior contato com o "Ente" que está cruzado ( maior exposição de superfície).
1a) No corpo humano:

a) Tome a pemba, depois de observar as regras "como utilizar a pemba"e, fluidifique por fricção as partes do corpo que deseja cruzar. Esta fluidificação deve ser feita em Cruz de Umbanda com a pemba . Saúde o seu Dono de Cabeça e invoque o Dono de Cabeça do Paciente e, solicitando permissão para o trabalho,comece o cruzamento na seguinte ordem:
1) Articulação do pulso direito;
2) Articulação do tornozelo esquerdo;
3) Articulação do pulso esquerdo;
4) Articulação do tornozelo direito;
5) Articulação do cotovelo direito;
6) Articulação do joelho esquerdo;
7) Articulação do cotovelo esquerdo;
8) Articulação do joelho direito;
9) Articulação do ombro direito;
10) Articulação da parte superior da perna esquerda;
11) Articulação do ombro esquerdo;
12) Articulação da parte superior da perna direita ;
13) Nuca ;
14) Peito ;
15) Testa ( chakra frontal);
16) Cóccix ( chakra básico) ;
17) Pescoço ( chakra laríngeo) ;
18) Estômago ( chakra umbilical) ;
19) Baço ( chakra esplênico) ;
20) Coração (chakra cardíaco) ;
21) NÃO. Parte superior da cabeça ( chakra coronário) .

Nota:
a) Estes são os 21 pontos sagrados de contato, cruzamento com a pemba . O ponto 21 ( chakra coronário) só pode ser usado pelo Bàbálòrìsàs ou Yálòrìsàs, ou seja, por instrutor espiritual capacitado, ou como comumente se chama de Africanismo, o Feitor da pessoa - o Preparador-, embora a maioria das vezes seja ignorante em assuntos esotéricos e espirituais, mas tem a força e prática que o capacitam para tal operação;
b) Neste cruzamento deve ser usada somente "pemba branca";
c) Pode-se usar pemba de cores para os contatos físicos básicos dos chakras, mas é necessário saber a cor da pemba correspondente a cada chakra, o que dificulta o trabalho, e não apresenta grandes vantagens. Lembre-se de que "o branco é o conjunto de todas as cores";
d) Não faça uso das pembas de cores, enquanto não lhe for dada a permissão para usa-las. Mais tarde pelo Instrutor Espiritual, ser-lhe-á dada está permissão.