expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Páginas

07 março 2013

Oxumaré

 



LENDA

         Nana Buruju desejava ter um filho com Oxalá. Conseguiu o primeiro (OBALUAIÊ) ela o rejeitou e se livrou – se do mesmo.
         O Deus do destino disse que ela teria um outro filho belíssimo, mas jamais ficaria junto dela, e viveria percorrendo o mundo sem parar, e seria tão lindo como o Arco Íris.
         Durante seis meses Oxumaré transformava – se em um monstro a cobra, os outros seis meses era uma belíssima moça (Bessém)
         Bessém ficou com raiva de Nanã, porque, quando namorava os seis meses que era a moça estava tudo bem o problema era os outros seis meses que se transformava em uma cobra. O namorado sempre desistia do namoro e saia correndo.
         Oxumaré era pobre, pois o rei Oni nunca se mostrou particularmente generoso.
         Mas Oxumaré queria ter mais riquezas. Não sabia porém como ampliar seus rendimentos então Ifá trousse uma resposta: Tudo faria por ele se Oxumaré lhe fizesse uma oferenda. E assim ele fez a obrigação composta de uma faca de bronze, 4 sacos  de búzios, 4 pombos. Mas o rei exigia exatamente neste momento a presença de Oxumaré no palácio, não podendo larga a cerimônia no meio, Oxumaré mandou dizer que logo após a oferenda iria. O rei não satisfeito mandou que cortasse os vencimentos, jogando Oxumaré na miséria. Mas Olokum, a rainha de um reino vizinho, mandou chamar Oxumaré, pois queria seus serviços, por que tinha um filho doente. Oxumaré novamente serviu de ponte entre os humanos e a divindade de Ifá. Procurou saber o que era necessário para o garoto fica bom, logo que descobriu cumpriu os ritos necessários e curou o garoto. A gratidão de Olokum foi tamanha que encheu de presentes, servos, roupas caras, enfim simbolizando a riqueza. O rei de Oni ficou surpreso e invejoso, mandou mais presentes a Oxumaré, só que ainda mais valiosos.
         Ifá cumpriu o prometido: Fez de Oxumaré uma pessoa muito rica e respeitada.

Mitologia
Irmão gêmeo de Ewá e tendo com irmãos mais velhos Ossãe e Obaluaê - todos filhos de Nana – Oxumarê sempre foi frágil, franzino, mas dotado de grande inteligência e capacidade.
Um dia, viu-se frente à frente com Olokun pai de Iemanjá, que perguntou-lhe como poderia achar pedras brilhantes, preciosas.
Oxumarê pensou, pensou e respondeu ao Senhor do oceano:
- Meu rei, se quer as pedras preciosas, é preciso que faça um investimento e me dê seis mil búzios (moeda corrente na África antiga).
Respondeu Olokun
- Eu lhe dou!
E Oxumarê apontou para a própria casa de Olokun, o mar, explicando-lhe que nas partes rasas poderia encontrar o que procura. As pedras, nos pontos mais rasos do mar, brilhavam com a luz do sol.
Olokun ficou tão feliz que, além do pagamento dos seis mil búzios, ainda deu a Oxumarê a capacidade de transformar-se em serpente e poder, com a ponta do rabo, tocar a terra e com a cabeça tocar o céu.
Com tal poder, Oxumarê transformou-se em serpente, esticou-se até a terá de Olorun, no céu e com os seus mil búzios falou ao Criador:
- Pai, cheguei até o Senhor. Tive que esticar-me demais, para pedir-lhe ajuda, para fazer de mim aquele que tem capacidade de dobrar tudo o que tem.
E Olorun dobrou o número de búzios – de seis para doze mil.
Daí para frente, Oxumarê passou a ser consultado sobre os grandes negócios dos Orixás. Principalmente Xangô, que fez dele seu consultor, seus grande conselheiro, aumentando sua riqueza de deus do trovão, ao mesmo tempo em que a do próprio Oxumarê.
E este poder de se transformar em serpente e ir até o céu, originou uma saudação em forma de Orikí, muito bonito, que diz:
- Oxumarê ego bejirin fonná diwó.
"O Arco-íris que se desloca com a chuva e guarda o fogo no punho."




Zodíaco Do Orixas

http://ileaseodeibo.blogspot.com.br/

Existe uma tradição brasileira da Umbanda que relaciona os Orixás com os signos do Zodíaco. Acompanhe a partir de agora quais são os Orixás que regem os signos e algumas características dos mesmos. São eles:

- Orixá Exu rege os signos de Gêmeos e Escorpião. É o Orixá que ama a noite, ambicioso, entra e sai ileso de qualquer confusão, muitos o amam e muitos o odeiam, comunicativo, brincalhão e cheio de truques. Ele é associado ao demônio cristão.

- Orixá Ogum – rege o signo de Áries. São egoístas, com poder de liderança, gostam de brigas, alegre, festeiro, encrenqueiros, são altos, fortes, emotivos ao extremo, gostam da liberdade e independência. Ele é associado a São Jorge e Santo Antonio.

- Orixá Oxóssi – rege os signos de Virgem, Capricórnio e Aquário. São elegantes, inteligentes, não demonstram seus sentimentos, prestativos, comunicativos, talento para Artes. Ele é associado a São Jorge e São Sebastião.

- Orixá Omulu (Obaluaê) – rege o signo de Capricórnio. São insatisfeitos, enxergam primeiramente o lado ruim das situações, teimosia sem limite, tendência a doenças da pele. Ele é associado a São Lázaro.

- Orixá Ossâimrege os signos de Virgem e Gêmeos. São pessoas críticas, independentes desde cedo, racionais, equilibradas, não falam da própria vida, não gostam de badalação, são críticos, sensíveis, gostam de terra e natureza, quando benzedores a sua presença é desejada. Ele é associado a São Benedito.

- Orixás Oxumaré e Logum-Edê – regem o signo de Gêmeos. Apresentam a capacidade de mudança, são ágeis como cobra, possuem olho ligeiro, amam dinheiro, são determinados, negociantes, parecem sempre mais jovem do que são, olhos puxados, orgulhosos, prepotentes, às vezes, apresentam comportamento infantil, talento para canto e dança e muitas vezes, não sabem o que querem. Oxumaré é associado a São Bartolomeu e Logum-Edê, São Miguel Arcanjo e São Expedito.

- Orixás Nanã e Yemanjá – regem o signo de Câncer. Apresentam dignidade ao extremo, são calmas e vagarosas, seguras e decididas, amam as crianças, os adultos e avós, são baixinhos, vida longa, generosas, gostam de conforto, não guardam segredos e as mulheres normalmente têm seios fartos. Nanã é associada a Santa Ana e Yemanjá, a diversas Nossas Senhoras.

- Orixá Oxum rege os signos de Touro e Libra. Apresenta um olhar encantador, é vaidoso, enfeitiças as pessoas, odeiam confusão, ama roupas finas e perfumes de luxo, adoram festas, são discretos, se mulheres, normalmente são gordinhas e têm muitos filhos. É o Orixá da fertilidade e da riqueza e está associado a diversas Nossas Senhoras.

- Orixá Obá rege os signos de Escorpião e Touro. São rudes, guerreiras de verdade, expressam sempre seus pensamentos, sem sorte no amor, com poucos amigos, sinceros, espírito de luta, superleal, bom companheiro. Ele é associado a Joana D’Arc.

- Orixá Euá – rege o signo de Virgem. Representa a beleza atraente, exótica. Amam elogios e se comportam com o meio que freqüentam, apresentam espírito crítico e é guerreiro nato.

- Orixá Iansãrege os signos de Leão, Sagitário e Aquário. São agitados, não escondem os sentimentos, jamais permitem que agridem os seus filhos, são livres como o vento, não se prendem a ninguém, são alegres, sociáveis, aventureiros. É associado a Santa Bárbara.

- Orixá Xangô – rege os signos de Leão e Sagitário. Gosta de festas e de comer bem, tem pavio curto, sua ira é incontrolável, apresenta senso de lei e justiça, autoritário, dominador, líder nato, aproveita o melhor da vida. Ele é associado a São Jerônimo.

- Orixá Oxalá rege os signos de Capricórnio, Peixes e Touro; um verdadeiro sábio e curandeiro. É o grande pai, pois representa o pilar da família e da sociedade (essa qualidade assemelha-se a Capricórnio), é sensível à bebida e vícios em geral (assemelha-se a Peixes) e a sua sensualidade está ligada ao signo de Touro. Ele é associado a Jesus Cristo e ao Senhor do Bonfim.